Criar uma Loja Virtual Grátis
a historia do plaistation 4
a historia do plaistation 4

PlayStation 4 (em japonês: プレイステーション4, Hepburn: Pureisutēshon Fō?, oficialmente abreviada como PS4) é uma console de videojogos  produzida pela Sony Computer Entertainment, sucessora da PlayStation 3 e a quarta como parte da série PlayStation. A PlayStation 4 foi anunciada durante uma conferência de imprensa da Sony em Nova Iorque a 20 de Fevereiro de 2013. O evento conhecido como "PlayStation Meeting 2013" tinha o objectivo de descobrir "O Futuro da PlayStation". Foi lançada na América do Norte a 15 de Novembro de 2013, na Europa e América do Sul a 29 de Novembro de 2013 e no Japão a 22 de Fevereiro de 2014. A PlayStation 4 é a primeira consola da Sony a ser oficialmente e legalmente editada na China desde a PlayStation 2, depois do levantamento da proibição que durou 14 anos. A PlayStation 4 compete directamente com a Wii U da Nintendo e com a Xbox One da Microsoft, como uma das consolas da oitava geração.

Afastando-se da arquitectura Cell da sua antecessora, a PlayStation 4 é a primeira da série da Sony que apresenta arquitecturax86, mais especificamente uma Unidade de Processamento Acelerado AMD x86-64, uma plataforma amplamente usada e comum em muitos dos PCs modernos. A ideia é fazer com que o desenvolvimento de jogos de vídeo seja mais fácil para a consola, atraindo uma ampla gama de grandes e pequenos produtores. Estas mudanças destacam o esforço da Sony para melhorar as lições aprendidas durante o desenvolvimento, produção e lançamento da PlayStation 3. Outros recursos de hardware notáveis da PlayStation 4 incluem 8GB GDDR5 de memória, um leitor Blu-ray mais rápido e um GPU que consegue um desempenho de 1.843 TFLOPS/s. A Sony refere-se à PlayStation 4 como "a consola mais poderosa do mundo"21 e, em conversa para a revista Edge, vários produtores de videojogos descrevem a diferença de desempenho entre a PlayStation 4 e a Xbox One como "'significativa' e 'óbvia'".22

A consola permite interactividade com outros serviços e aparelhos incluindo; a PlayStation App, uma aplicação que permite aos proprietários da PlayStation 4 transformar smartphones e tablets num segundo ecrã (monitor) para melhorar e expandir a interactividade com a consola; a PlayStation Vita, que poderá jogar a maior parte dos jogos PlayStation 4 via Remote Play; oPlayStation Now, um serviço de computação em nuvem baseado em Gaikai, que oferece videojogos e outros conteúdos emstream. Pela incorporação de um botão de partilha (SHARE) no novo comando, o DualShock 4, faz com que seja possível exibir conteúdo que está a ser jogado e transmitido ao vivo aos amigos, ou mesmo partilhar jogos através da característica ‘Share Play’, desta maneira a Sony planeia colocar assim mais foco nos aspectos sociais do console.

Foi muito bem recebida pelos críticos e pelo público em geral com as análises a destacarem o design, o novo DualShock 4 e o hardware. As críticas recaíram sobretudo sobre o número e qualidade de jogos disponíveis no lançamento que, apesar do preço competitivo, são um fraco incentivo para comprar a consola. Um sucesso comercial, a PlayStation 4 vendeu mais de um milhão de unidades nas primeiras 24 horas e a 6 de Abril de 2014, 7 milhões de consolas já tinham sido vendidas com as vendas de software a ultrapassar os 20.5 milhões.